O condicionamento relacionado a saúde possui alguns componentes importantes:
Capacidade Aeróbia: De acordo com McArdle e Katch (2008) é a habilidade do corpo consumir e utilizar oxigênio. Sendo assim, um indivíduo com elevada capacidade aeróbia é capaz de desempenhar tarefas físicas submáximas com maior intensidade e por um período maior do que indivíduos com baixa capacidade.
Força Muscular: KNUTTGEN (1987) e KRAEMER (2009) é a quantidade máxima de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode produzir em um padrão específico de movimento realizado em determinada velocidade.
Composição Corporal: é o estudo dos diferentes componentes químicos ou quantificação das diferentes massas do corpo humano;
Flexibilidade: determina o limite da amplitude de movimento e afeta de maneira significativa à autonomia do indivíduo para a realização das tarefas diárias, a qual apresenta uma inter-relação com os diversos domínios que interferem sobre a qualidade de vida (Dantas, 1999).
Todos esses componentes são desenvolvidos durante a prática de exercício físico. O benefício do treinamento na ATA são as metas a curto/médio/longo prazo que são determinadas e revisadas a cada período do tempo, bem como a motivação do dinamismo das aulas e novas técnicas.
