As descrições abaixo são referentes as armas curriculares trabalhadas na ATA Brasília. Existem outras opções que são trabalhadas com os Faixas Pretas, como o “Jee Pang Ee”, “San Dan Bong”, “Oh Sung Do”, entre outros.

Ssahng Jeol Bong: O Ssahng Jeol Bong é uma arma que desenvolve no aluno a coordenação, agilidade, condicionamento físico dos membros superiores e é admirado por sua velocidade, podendo ser praticado de forma simples, quando apenas um é utilizado, ou duplo, quando cada mão utiliza uma arma.
A história do Ssahng Jeol Bong é bastante interessante. “Antigamente, o Ssahng Jeol Bong era utilizado pelo agricultor na colheita de grãos de arroz. É uma ferramenta composta com dois pequenos bastões interligados por uma corda e, dependendo do tamanho dessa corda, gera mais ou menos energia para o ataque o que facilitava o trabalho do agricultor em separar o grão da planta. Durante tempos de guerra, essa ferramenta foi facilmente usada como uma arma, até mesmo porque o comprimento do Ssahng Jeol Bong permitia ao agricultor ficar a uma distância segura do adversário e em muitos momentos foi utilizado para a própria defesa”.

Bahng Mahng Ee: O Bahng Mahng Ee é um bastão curto, que, assim como o Ssahng Jeol Bong, pode ser praticado de forma simples ou duplo. Os treinos desafiadores de ataques e desarmes, trabalham resistência muscular específica.
Essa arma foi inicialmente utilizada pelas mulheres para lavarem e engomarem as roupas a beira do rio. Elas colocavam as roupas em cima de rochas planas e utilizavam esse bastão para nivelar as rugas do tecido. Foi criada então a “Pedra de Engomar”, um lugar para as mulheres (mães, filhas, vizinhas) se reunirem e trabalharem juntas. Com o Bahng Mahng Ee as mulheres batiam nas roupas a fim de lavarem e, dependendo da batida podia-se saber qual era o humor da mulher (se estava feliz ou triste). Naturalmente, quando se sentiam ameaçadas elas utilizavam esses bastões para se defenderem.

Ssahng Nat: O Ssahng Nat foi originalmente utilizado como ferramenta agrícola na colheita do trigo, porém, por ter o corte bastante afiado e perigoso ele foi facilmente transformado em arma de ataque e defesa pelos camponeses durante as lutas.
A técnica para esta arma é considerada de dificuldade moderada. Possui movimentos rápidos e certeiros, mas é extremamente dinâmica pois utiliza técnica hibrida, somando os movimentos retos do Bahng Mahng Ee e os circulares e rápidos do Ssahng Jeol Bong.

Jahng Bong: O Jahng Bong foi originalmente usado para transportar água em baldes nos ombros ou ainda como uma bengala. Quando necessário, era fácil transformar este instrumento comum em uma arma formidável.
A prática e habilidade nesta arma aumenta grandemente a força superior do corpo, a coordenação e o foco.